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04/08/2008


Decidindo um Sit and Go: PUSH ou FOLD?
(por Serguem Trott)


Todos que já leram alguma coisa sobre estratégias para jogar torneios de mesa única, os famosos SNGs, sabem que existe a fase inicial onde o lema é a sobrevivência e uma fase já avançada, onde impera a agressividade. É justamente sobre estes momentos decisivos dos torneios sit and  go que falaremos neste artigo.

Se por um lado o final destes torneios é o momento mais importante para o seu resultado, por outro, esta fase pode, e deve, ser jogada de uma forma muito simplificada. Você apenas precisa decidir entre duas opções: PUSH ou FOLD!

A primeira questão é identificar quando nos encontramos na fase PUSH ou FOLD de um sit. O segredo está na relação entre os stacks e as blinds. Se você está com poucas fichas em relação ao preço das blinds ou se todos os seus adversários que ainda estão na mão tem poucas fichas, então, em qualquer uma dessas situações você já pode considerar apenas PUSH ou FOLD como opções.

Tá, mas e quanto é poucas fichas em relação aos blinds? Bom, aí existe algumas divergências, uns consideram qualquer pilha menor que 14 vezes o Big Blind, outros são mais conservadores e esperam até terem apenas 10BB. Acredito que você deve tomar a decisão de quando assumirá a postura PUSH ou FOLD baseado nas suas habilidades pós-flop. Se te consideras bom no jogo pode esperar um pouco mais antes de "apelar", se preferes decisões mais simplificadas ou gosta de jogar em diversas mesas simultâneas pode antecipar esta fase para simplificar seu jogo.

Decidida a sua estratégia padrão, ou seja, quando vais entrar no PUSH ou FOLD, basta agora entender o que deve ser considerado antes de cada decisão. Porém, antes disso vou tentar mostrar porque é recomendável esse tipo de postura no jogo, visto que muitos consideram jogar assim uma atitude idiota. Eu mesmo já fui insultado pelos chats das mesas quando iniciava minha empreitada binária.

O principal motivo para adotar esta forma simplificada de jogo é a falta de fichas para se jogar um bom poker. Vejamos um exemplo bem simples: Ainda há 4 jogadores, cada um com 5k em fichas e os blinds estão 300-600. Você é o primeiro a falar e vê AJ em suas mãos (ou melhor, no seu monitor). Digamos que você não acreditou nesse papo de PUSH ou FOLD e resolva mandar 3BB, ou seja 1.8k com dois jogadores pagando sua aposta, digamos o Button e o Big Blind. Agora o pote tem 5.7k e lhe resta apenas 3.2k, e pra complicar mais, o flop vem algo como 10 – J – K, todos de copas, naipe que você não tem. O BB dá check e a decisão chega em você, sem nenhuma noção de onde você está nessa mão e o pior, sem fichas para uma pequena aposta para colher alguma informação, pois nesse caso você já estaria completamente comprometido com o pote.

Digamos agora, na mesma situação anterior, porém o Button paga, mas o BB volta all in. Já tem 8.9k no pote e você precisa colocar apenas 3.2k para continuar no jogo. Se você pagar ficará mais atraente ainda para o jogador no Button pagar também e você estará em um all in triplo na bolha do sit.

Por estas e outras razões que o PUSH ou FOLD direto é muito mais eficiente, diminuindo as chances de você tomar decisões erradas, visto que já estamos carecas de saber que, no poker, ganhamos no longo prazo com decisões acertadas e perdemos com decisões equivocadas.

Caso você esteja convencido de que jogar desta forma seja proveitoso, vamos ver agora o que deve ser levado em conta para otimizar cada decisão.

O primeiro mandamento dos SNG é: nunca se permita ser "blindado", ou seja, não deixe as blinds engolir seu stack. Isso nos leva ao primeiro ponto a considerar:



Quanto menor sua stack, mais propenso você deve estar a ir ALL IN, mesmo com mãos fracas.

Isso quer dizer que, em um caso extremo, você deverá preferir ir all in com quaisquer duas cartas do que deixar os blinds passar mais uma vez por você (isso quando você tiver menos de 4 vezes o big blind).

Outro ponto importante é considerar sua posição na mesa, ou melhor, quantos jogadores ainda falarão depois de você.



Quanto mais jogadores restarem para falar após você, mais rigoroso você deverá ser com as cartas para optar pelo PUSH.

Da mesma forma, e com muito mais intensidade, quando algum adversário já entrou de all in antes de você sua propensão a continuar deve diminuir ainda mais. Isso porque você perde uma das principais formas de ganhar a mão, ou seja, o fold do adversário.



Seja mais loose para apostar tudo e muito mais tight para pagar um all in.

Para simplificar, digamos que você está em uma situação de coin flip e seu adversário paga seus all in com 20%+ das mãos iniciais.

Neste caso quando você vai de PUSH você tem 90% de chances de vitória (80% com o fold do adversário e 10% nas vezes que ele pagar e você ganhar). Agora imagine-se pagando o mesmo all in, suas chances de vitória caíram para míseros 50%.

Finalmente, o último ponto a ser considerado são as imagens que você tem dos seus adversários na mesa (o range deles) e a sua própria imagem perante seus oponentes. Oponentes tight poderão ser explorados com push mais loose, ao mesmo tempo que contra oponentes que pagam com quaisquer mãos pode ser mais proveitoso pagar all ins com mãos fortes do que empurrar com mão marginais.



Jogue na contra-mão, com adversários conservadores seja solto e contra adversários soltos seja mais conservador.

Da mesma forma sua imagem deve ser considerada! Se, por exemplo, você empurrou all in 3 vezes seguidas (mesmo que com ótimas mãos) e não foi pago, fique menos propenso a empurrar as próximas, pois já devem estar te considerando um maníaco. Da mesma forma, se já há algumas mãos está sem jogar pode tentar um push mais arriscado, pois será mais respeitado.



Sua imagem influencia a decisão dos seus adversários, portanto mixe seu jogo para dificultar a leitura deles sobre você.

Lembre-se também que além da quantidade de vezes que você entra no jogo, a sua imagem é influenciada pelas cartas com que você é visto jogando. Logo, se pagaram um all in seu onde estava com par de ases, pode ficar tranqüilo que vão pensar duas vezes antes de entrarem na sua frente.


De uma forma simplificada é mais ou menos isso, agora se você pretende se aperfeiçoar no jogo PUSH ou FOLD deve estudar o ICM (Independent Chip Model) e para isso precisará de algum software disponível no mercado e muita paciência para avaliar mãos e mais mãos. Caso alguém queira discutir sobre um método para estudar essa forma matemática de se jogar entre em contato comigo pelo e-mail serguem@gmail.com que posso ajudar a sugestão de um material bem interessante com situações reais e as decisões "corretas" para treinamento.

Grande abraço, Serguem Trott.


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