Facebook Popup Widget



   Artigos

 Dicas de Poker no facebook Dicas de Poker no Twitter Clube Dicas de Poker

23/05/2013


Dúvidas sobre desempate no Texas Hold'em
(por Marcelo Martins)


Olá, meus amigos!

Frequentemente recebo e-mails de jogadores com questionamentos sobre regras de desempate. Quase sempre eles estão jogando entre amigos e surge alguma mão específica que gera dúvidas no showdown.

Isso é muito comum entre jogadores e jogadoras iniciantes. Hoje, citarei o caso de um leitor do site que enviou a seguinte questão:

"Estava jogando poker com meus amigos e aconteceram duas mãos que geraram muita discussão... Gostaria que você me ajudasse, por favor.

Jogador 1:  A K

Jogador 2:  A J

Mesa:  T T T 2 3 ["T" representa o 10, vem do inglês "ten"]

Quem ganha o jogo nesse caso?


E situação 2:

Jogador 1:  Q J

Jogador 2:  K Q

Mesa:  8 8 8 8 3

Sendo que já tem um four na mesa, existe desempate ou todos ganham?

Agradeço a atenção."


Bom, vamos às respostas.

Na primeira situação, o Jogador 1 vence, pois tem o rei (K) como kicker. Lembrem-se que os jogadores devem usar as 5 "melhores" cartas das 7 disponíveis (duas da mão e cinco da mesa). No caso, as mãos de cada jogador ficaram assim:

Jogador 1: T T T A K (trinca de dez, A "empatado", K de kicker "desempata")

Jogador 2: 10 10 10 A J (trinca de 10, "A empatado", J de kicker)

Vejam também que o 2 e o 3 não entram no jogo, pois as cartas da mão (A, K e J) são maiores (e, como visto, são utilizadas apenas 5 cartas para formar a mão).


Já na segunda situação, não há empate pelo mesmo motivo da mão anterior. Assim, o Jogador 2 vence, vejamos:

Jogador 1: 8 8 8 8 Q (quadra de 8 com Q de kicker)

Jogador 2: 8 8 8 8 K (quadra de 8 com K de kicker)

Lembrando, sempre, que a mão é composta por 5 cartas, por isso entra o K e a Q dos jogadores.

Note que, a título de exemplificação, teríamos outra situação se a mesa fosse 8 8 8 8 A. Nesse caso, teríamos um empate, pois o A da mesa "pertence" aos dois jogadores e, claro, não é possível haver carta na mão de um deles maior que o A.

Espero ter esclarecido um pouco a questão. Criei um tópico no Clube sobre estes casos de desempate. Os membros que tiverem mais dúvidas sobre isso podem discutir lá.

Um grande abraço,

Marcelo (SorrisoRS).




Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.